CONCURSO
CASA DA SUSTENTABILIDADE|2016
O Edifício projetado, tem como objetivo abrigar espaço para a didática ecológica e sustentável, possível em vários tipos de edificação, bem como abrigar a sede da COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Com a designação de Casa da Sustentabilidade é uma importante iniciativa que marca a valorização e necessidade de popularizar sistemas ecológicos e sustentáveis nas edificações.
Destinado a didática prática e visual destes sistemas, o aprendizado deve atingir várias faixas etárias, com visitas guiadas e pedagógicas.
A necessidade em evidenciar o objetivo da obra com sua implantação dentro do Parque Portugal, local de grande valor ambiental para a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, estabeleceu linhas de ações projetuais que incorporaram o conjunto à paisagem estrategicamente localizada na área destinada com as visuais de suas coberturas visitáveis para a Lagoa do Taquaral, fazendo uso dos recursos arquitetônicos para valorizar o entorno, trazendo o verde para o interior do Edifício.
O Projeto consiste em dois blocos, com o acesso principal à oeste, através do Portão número 5. Os dois blocos são apoiados por pilotis de base circular, tornando inusitado o encontro do parque com o edifício, formando uma grande praça coberta, com pavimentação em pedra ardósia. O bloco 1, abriga no primeiro pavimento: exposições, eventos e cozinha de apoio.
O Bloco 2, abriga no primeiro pavimento: auditório (co forro móvel automatizado e tribuna com recolhimento automático) mutável, salas de reuniões (com divisórias articuladas acústicas) e, no segundo pavimento a sede do COMDEMA.
Na cobertura visitável de ambos os blocos, o telhado verde, placas solares e fotovoltaicas e sistema de recolhimento pluvial para reúso em jardins e hortas.
O uso de alvenaria maciça revestida por placas de concreto como fechamento vertical, potencializa o microclima ameno com o sombreamento da vegetação arbórea no entorno. As esquadrias em perfis metálicos e fechamento em vidro duplo temperado/laminado, para o necessário desempenho térmico e acústico. Os brises em madeira como elemento filtrante da luz e ventilação, com fechamento e abertura manuais, do tipo dobrável. Laje alveolar, pilares e vigas em concreto.